Personal em ‘Prime Time’ e novas ferramentas para treinamentos online de Musculação e Corrida.

Uma nova fase na carreira de Personal Trainer começou para mim. Depois de quatorze anos trabalhando exclusivamente para as escolas que trabalhei, por motivos contratuais também, meu foco ficou nas atividades educacionais para crianças na maior parte deste tempo. Como forma de compensação por não atuar na área fitness da Educação Física, eu me dediquei às minhas competições e meus objetivos pessoais dentro das corrida de rua, corridas de aventura, triathlon e ciclismo. Fiz muitas coisas legais, trouxe muitos amigos junto comigo, familiares, e colegas de trabalho também. Aprendi muito sentindo na pele o que é treinar forte e passar os “perrengues” que as provas proporcionam, mas todos perrengues com muita satisfação ao alcançar os objetivos traçados.

Durante este período de quatorze anos, quero dedicar minhas horas livres para manter um pouco das atividades realizadas, mas sem muita pressão para mim mesmo, e ao mesmo tempo, auxiliar de forma mais eficaz pessoas que queiram traçar objetivos que foram os meus anteriormente. Agora o meu objetivo é alcançar os objetivos dos meus alunos. Quero ter a responsabilidade de dar suporte para aqueles que queiram superar novos desafios, sair da zona de conforto e poder contar um pouco com a minha experiência para se engajarem nas novas metas.

Para tudo isso eu tive que olhar para o mercado de Personal Trainer com novos olhos. Muitas coisas mudaram, principalmente no quesito tecnológico. Há muita ferramenta nova para ser explorada por profissionais, muito mais fácil de acompanhar os progressos. Existe muita divulgação ainda, muitos códigos de postagens, o blog sumiu praticamente (antigamente eu postava no blog da ProRunning e tinha um fluxo de leitores consideráveis – aprox. 6000 visitas mês). Hoje em dia não se lê muito sobre, mas vou insistir em escrever porque é uma paixão escrever sobre saúde e bem-estar. Hoje tudo é muito vídeo, conteúdo nas redes sociais, pessoas fazendo coaching de como postar e ganhar mais seguidores e manter clientes engajados nas redes.

Estou me adaptando sim, mas apesar das adaptações, vou ainda manter o que dava certo lá atrás. A minha assinatura de escrever mais sobre os assuntos abordados nas aulas que ministro serão marca registrada do que fiz na Competition, Bodytech e ACM.

Das ferramentas, decidi utilizar a princípio a Trainerize. Vi vários ‘reviews’ dos personais que atual nos EUA e Europa, e muitos, mas muitos mesmo trouxeram o Trainerize como a principal plataforma. É em inglês, porém, para aqueles que se tornarem parceiros meu, receberão os treinamentos em português e explicarei o passo a passo de como utilizá-lo. Ele é realmente muito completo, com diversas ferramentas funcionais e, não somente referentes à exercícios físicos, mas também sobre nutrição, por exemplo.

Lá atrás, em 2008 ou 2009, quando comecei a utilizar o, até então novo aplicativo/site chamado RunKeeper, me disseram que não ia pegar por ser “gringo”. Não só deu certo, como a Nike o copiou, hoje tem o famoso e completo Strava (que eu utilizo para treinos aeróbios), entre tantos outros de muito sucesso que foram os sucessores do RunKeeper. Se eu não me engano, a RunKeeper é hoje da Asics (pois é…).

Dos meus equipamentos preferidos, ainda o Garmin disparado. Será ele nesta fase, quando o que eu usava era o Polar. Vou sempre comentar sobre o Garmin, mesmo tendo uma diversidade de equipamentos como a Apple Watch, Polar, Amazonfit, etc.

Sobre meus horários, tô recomeçando e meus horários estão livres, bem livres, e o melhor, no horário ‘Prime’ (16h às 20h). Os horários na escola começam das 07h e vão até às 15h, então tô com agenda aberta para 16h em diante para treinamentos personalizados em condomínio, academias, parques e clubes.

Leave a comment