Se você acessou o link desta postagem, muito provavelmente é porque eu lhe enviei tal link para te mostrar pontos significativos da importância de contratar um serviço de Personal Trainer. Posso parecer persuasivo para você adquirir este serviço comigo, mas na verdade eu estou sendo persuasivo para você contratar um profissional responsável de Educação Física para te acompanhar, porque realmente é um serviço importante e fará toda a diferença na sua saúde e qualidade de vida. Trarei aqui alguns pontos importantes para refletir sobre tal aquisição. Boa leitura! (Tempo aproximado de leitura: 3 minutos.)
Por que um profissional de Educação Física?
Começamos por querer entender dos “porquês” de procurar um profissional devidamente registrado e competente para montar treinos, independente qual seja o seu objetivo. Você consegue identificar abaixo qual é a principal razão para procurar este serviço?:
- Estética: Vivemos hoje em um mundo de aparências, onde o Instagram é a principal ferramenta do mundo que dita as tendências estéticas e de moda. A rede social estereotipou o modelo de corpo perfeito do século XXI, não importa o que você faça e o que ingira para ter o tão desejado corpo “instagramável”. Por que eu coloquei a estética como a primeira razão? Porque é de longe a primeira razão pela procura de um Personal Trainer. Não é errado procurar para alcançar os seus objetivos estéticos, desde que você compreenda e reconheça que os esforços estéticos precisam estar alinhados com os processos de aquisição de saúde corretamente, procurando um(a) profissional de Nutrição para acompanhar a ingestão de vitaminas, minerais, carboidratos, proteínas, e assim por diante, para então, o Personal Trainer desenvolver os programas de treinamento compatível com suas capacidades e habilidades psicomotoras;
- Saúde: Pode ser por prevenção ou por manutenção do estado de saúde atual. Os mais jovens (20 a 30 anos) procuram pouco por razões de adquirir saúde a longo prazo. Essa realidade está associada às demandas de trabalho e diversão, que são largamente superiores às horas dedicadas ao controle da saúde através da prática de atividades físicas. Há algumas condições específicas que o jovem é encaminhado pelo médico para procurar atividades físicas, por exemplo, triglicérides alto decorrente de má alimentação e sedentarismo. Na faixa dos 20 e poucos anos, o indivíduo é encaminhado pelo médico a procurar uma academia para aumentar sua qualidade de vida. Além de prevenções cardiovasculares, há a porcentagem de indivíduos que necessitam de atividades físicas para fortalecimento muscular que minimizem os impactos negativos nas articulações do corpo, como joelhos, quadril, coluna, etc;
- Bem-Estar: Está mais associada às idades mais avançadas, como aposentados, por exemplo. Depois de muitas décadas de dedicação ao trabalho e à família, os aposentados se veem no ócio do dia-a-dia em casa, o que torna a vida monótona e aumenta os riscos de doenças relacionadas à depressão. Manter-se ativos é o caminho para combater o Alzheimer e Depressão. Ter atividades sociais durante a semana, como acordar cedo e ter a expectativa de sair para caminhar ou fazer musculação, participar de aulas coletivas de dança ou ginástica, é de extrema importância para o indivíduo e a manutenção da saúde mental. Logicamente, como consequência da saúde mental, as atividades físicas ainda melhorarão as condições fisiológicas no geral, mantendo assim o corpo saudável e preparado para as atividades do cotidiano, como agachar, levantar, caminhar sem dificuldades e levantar pesos;
- Alto-rendimento: É o mais difícil de aparecer, mas quem procura, gasta bastante dinheiro com os serviços, porque sabem da importância do Personal Trainer para alcançar os seus objetivos que são MUITO específicos. Como treinador de triatlo, sei o quanto faz diferença em ter tal profissional na “retaguarda”. Como eu sei disso? Em 2022 eu estava treinando forte para o meio Ironman e Maratona, e mesmo sendo um treinador de corrida há anos e Personal Trainer, eu procurei um colega de profissão com ‘expertise’ em Ironman, e fez total diferença. Tive que me abdicar da maratona seguindo a orientação do colega, e se não tivesse, teria “quebrado” nos ciclos de treinamento pouco antes da prova. Envolve periodização de meses, anos até, dependendo do objetivo e das datas impostas para você mesmo(a). O Personal Trainer é apenas uma ‘face’ do planejamento, que envolve Nutricionista, Fisioterapeuta e Psicólogo. Já imaginou você fazer um plano de 1 ano de treinamentos (por conta própria) para uma ultramaratona ou um triatlo e a dois meses da prova você “quebrar” e ter que desistir? Parece frustrante, não?!
Quais são os seus objetivos?
Quer emagrecer? Não basta só fazer atividades físicas e não visitar o(a) nutricionista, mas também, se não mudar os estímulos nos treinos, não há progresso fisiológico. Você se deparará com o “efeito platô”. Perde-se um pouco de gordura nos primeiros meses, assim como diminui a retenção de líquidos no organismo, desinchando e tendo a sensação de que será contínuo, mesmo não mudando seus treinos. Engana-se quem segue esta filosofia, porque o corpo se ‘estacionará’ e não haverá grandes mudanças, o que acarretará em consequente desânimo e desistência de investidas esportivas por frustração.
É necessário compreender o seu corpo, ler o que ele te diz, respeitar os seus limites e mantê-lo estimulado para progredir. Trocar a gordura por músculos fortes, aumentar a famosa massa magra, o que pode ‘pesar’ um pouquinho na balança, mas é a diferença entre gordura e musculatura. Deixar de comer não é o caminho, pelo contrário, terá até que comer mais vezes, mas com qualidade. Aguentar sessões de treinos de cárdio e pesos mais elevados na musculação, ou treinamento funcional, enfim, quaisquer que sejam as atividades que pratique.
Hipertrofia? Não será comprando as ‘proteínas’ de porta de academia que te fará aumentar sua massa muscular com saúde. Pode até acarretar outros problemas de saúde que não tinha antes, como Diabetes. Suplementação é importante para hipertrofiar sim, mas não será assistindo YouTube e pegando os nomes das vitaminas que será o segredo do sucesso. Seu corpo precisa ser mapeado, estudado, precisa de acompanhamento nutricional, e o profissional de Educação Física lhe trará novos valores para o seu dia-a-dia, e tais valores estão diretamente relacionados aos encaminhamentos ao nutricionista, nutrólogo, especialistas que a nossa área não permite abraçar, mas que se o profissional de Educação Física for competente e responsável, lhe encaminhará para tais especialistas. Seu Personal Trainer está lhe indicando suplementação sem investigação? Duvide da opinião dele e procure o especialista. Não se negligencie, sério!
Minha opinião como profissional de Educação Física, atleta amador e filho:
Vivi as 3 situações como professor de Educação Física, e posso te afirmar o quanto é importante a acompanhamento profissional. Como professor de academia e professor de ensino fundamental em escola, eu enxergo cada indivíduo quando sedentário e o que atinge ou atingirá a partir de uma constância de práticas esportivas. São evidentes as mudanças de hábitos, no progresso fisiológico e psicológico. Faz toda a diferença.
Como atleta amador, como mencionei acima, mesmo sendo professor há um poucos mais de 20 anos, quando estava em momentos específicos de treinamentos de alto rendimento, vi o quanto fez e faz diferença o especialista, para assim nos mantermos saudáveis e não tornar o nosso objetivo um pesadelo.
Como filho, em 2008, quando meu pai teve um infarto agudo do miocárdio e sobreviveu aos 65 anos por ‘milagre’ da medicina, eu tive a oportunidade de treiná-lo quando liberado pelo cardiologista. Lembro que eu abria a academia do bairro às 6am, colocava ele na esteira com o meu monitor cardíaco Polar e monitorava ele enquanto atendia os demais alunos da sala de musculação. Após o cárdio, acompanhava ele com exercícios para os grandes grupos musculares (peitoral, dorsal, quadríceps e panturrilhas). Melhorou a circulação sanguínea, o auxílio na vasoconstrição através de fortalecimento muscular, melhorou sua condição cardiorrespiratória, enfim, melhorou a sua saúde e qualidade de vida.
Praticar atividades é dar valor à vida, então não negligencie sua saúde e procure um profissional que o(a) fará viver melhor.
Bons treinos!









Leave a comment