O que é Psicomotricidade?

O que é Psicomotricidade?

Psicomotricidade é uma ciência que estuda a relação entre o corpo em movimento e a mente, considerando os aspectos emocionais, cognitivos e sociais. O termo Psicomotricidade surgiu no século XIX, a partir de observações do neurologista francês Ernest Dupré. O conceito foi criado para explicar distúrbios neurológicos e psicomotores sem causa física aparente. 

A psicomotricidade é introduzida no Brasil nos anos 60, e já nos anos 70 já começa a ser bem difundida. A palavra psicomotricidade vem do grego psyché (alma, espírito) e do latim motricidade (movimento). O estudo da psicomotricidade analisa aspectos emocionais, cognitivos e os movimentos do corpo. A psicomotricidade é uma área de estudo que considera o corpo como um meio de interação com o mundo, e que favorece o desenvolvimento integral da criança. 

Os Fatores Psicomotores:

São 7 fatores psicomotores, e são eles:

  • Tonicidade
  • Lateralidade
  • Equilibração
  • Nocão do Corpo
  • Estruturação Espaço-Temporal
  • Praxia Grossa
  • Praxia Fina

Série de posts sobre fatores psicomotores

Aqui no site haverá uma série de 7 posts sobre os fatores psicomotores, cada um deles mencionando especificamente o conceito do fato psicomotor, como podemos trabalhá-lo nas aulas de Educação Física escolar, em clínicas e como tais abordagens podem ser relacionadas com o desenvolvimento humano, desde a infância até a melhor idade.

Psicomotricidade e Grupos Especiais

Destrinchar os fatores psicomotores auxiliará no planejamento de atividades específicas, sejam elas para salas regulares ou para grupos especiais. As abordagens psicomotoras em grupos com pessoas com TEA, TOD, TDAH e Down faze muita diferença no engajamento das crianças que necessitam de um acompanhamento individualizado e especializado, uma vez que não é focado em rendimento e competitividade, mas sim em atividades funcionais para o cotidiano, explorando as capacidades físicas e psíquicas e habilidades que podem ser trabalhadas e aprimoradas no decorrer das propostas do profissional.

Leave a comment